No dia 02 de Abril foi celebrado em todo o mundo, o dia de conscientização do AUTISMO. Chamado pela ONU – Organizações das Nações Unidas, de ‘Abril Azul’, este mês tem a intenção de dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista.
A Secretaria de Saúde de Maracanã adere a campanha e ressalta sobre a importância do assunto. Durante todo o mês, todas as Unidades Básicas de Saúde irão promover rodas de conversa com as mães das comunidades para tratar sobre o tema, dando ênfase nos sintomas e no diagnóstico do autismo.
O diagnóstico é feito a partir da observação dos comportamentos do indivíduo, por isso é importante ficarmos atentos aos principais sintomas. Fazendo o diagnóstico precocemente, o autista consegue receber tratamento adequado para manter uma vida melhor.
A falta de conhecimento sobre o assunto, leva com que a população trate o autismo com menos sensibilidade resultando em discriminação e preconceito.
Muitos autistas sofrem preconceito todos os dias, por serem diferentes. Precisamos diminuir o estigma em torno das pessoas com o autismo e tratá-los com mais amor, acolhimento e principalmente com mais empatia, devemos nos colocar no lugar do outro e saber se adequar as diferenças que existem em nossa comunidade.
O autismo é só uma característica e não define uma pessoa.
+Inclusão
#MaracanãParaTodos