CÍRIO DE NAZARÉ DE MARACANÃ É PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

No primeiro semestre de 2021, foi apresentada pelo Secretário de Cultura, Comunicação, Esporte e Turismo – Roger Fédere, a proposta para reconhecer como Patrimônio Cultural Imaterial de Maracanã, o Círio de Nazaré e no dia 28 de Junho de 2021, foi sancionada a lei municipal de Nº 074 que por maioria dos votos na Câmara de Vereadores que sagrou o Círio de Nossa Senhora de Nazaré como patrimônio Cultural de Natureza imaterial dos Maracanaenses.

A Prefeitura Municipal de Maracanã, por meio do Prefeito Reginaldo Carrera assinou e tornou pública a lei que entrou em vigor na mesma data. A Lei é de extrema importância porque a festa católica vai além da devoção religiosa, é uma ação que também tem impacto sobre a economia e a produção cultural no município.

A edição número 109º do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é celebrada neste ano em Maracanã com várias programações religiosas e culturais envolvendo carreatas, celebrações, círio fluvial, regata de canoa à vela e várias ações pelas comunidades; todas obedecendo aos protocolos de saúde em combate à pandemia. Pela primeira vez a festa acontece como Patrimônio Cultural, reconhecendo e dando a devida importância à tradição que faz parte da vida dos Maracanaenses.

A Secretaria de Estado de Turismo relatou através de seus meios de comunicação que o Círio de Maracanã é mantido há séculos pela população local. O Estado sagrou o Círio como a maior festa religiosa do município, concluiu reforçando o festejo também como programação cultural.

+Cultura
+Valorização