A Prefeitura de Maracanã, por meio da equipe técnica do CRAS, está promovendo uma série de ações educativas em todas as escolas do município como parte da campanha do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nas escolas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, o tema está sendo trabalhado de forma lúdica com apresentações de teatro de fantoches. A iniciativa busca transmitir a mensagem de proteção de maneira sensível, respeitando o universo infantil e incentivando a conscientização desde cedo.
Já nas turmas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a programação contempla atividades específicas para cada faixa etária:
Crianças de 3 a 10 anos também estão recebendo o teatro de fantoches como ferramenta pedagógica.
Adolescentes participam de rodas de conversa, onde são incentivados ao diálogo aberto e reflexivo sobre seus direitos e formas de proteção.
Para os alunos do fundamental maior, estão sendo realizadas rodas de conversa conduzidas por profissionais qualificados, com linguagem adequada e foco na escuta e no protagonismo dos jovens.
Essas ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo a rede de proteção social e promovendo um futuro mais seguro para nossa infância e juventude.



