CURSO DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS PARA OS MARACANAENSES

CURSO DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS PARA OS MARACANAENSES

O município de Maracanã recebe o Curso de Processamento de Frutas, a convite do Secretário de Agricultura e Pesca do município- Maurício Rocha e parceria com a Secretaria do Trabalho e Promoção Social, pelo CRAS ao SENAR e SENAI, para ensinar e qualificar o manuseio e o processamento das frutas, possibilitando o empreendimento local, gerando emprego e renda no município.

O Curso de Processamento de Frutas, é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

As inscrições aconteceram no CRAS e para poder participar os alunos deveriam atender alguns pré-requisitos, um deles era ser preferencialmente pessoa oriunda do meio rural. O curso tem por objetivo que o aluno aprenda e melhore o manuseio e o processamento das frutas, complementando sua renda e melhorando seu empreendimento.

O curso começou nesta segunda-feira, 10/05. A carreta laboratório do SENAI, onde as aulas práticas acontecerão, está no estacionamento da Secretaria de Educação. São duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde, cada uma com 20 alunos, sendo a duração de duas semanas somando 40 horas aula, com horários de 8h às 12h e de 14h às 18h. O curso de processamento de fruta está sendo ministrado pela instrutora Glauce Vasconcelos, coordenador do projeto regional- SENAR: Jorge Soares (suporte técnico), coordenador do Projeto Regional- SENAI: Ivan Lopes (suporte estrutural-caminhão), coordenador do projeto pelo SENAR: Jair Carrera. A certificação do curso será realizada no dia do aniversário de Maracanã.

Com a grande procura de inscrição, o município receberá brevemente novos cursos, como o de panificação, que já se encontra com as três turmas fechadas e corte e costura, ainda sem data para início.

“A secretaria de agricultura em parceria com o CRAS, está trazendo cursos para os moradores de Maracanã, com a intenção de formar técnicos, afim de que esses alunos possam ter atividades econômicas baseadas no que vão aprender no curso. O primeiro curso tem a finalidade de viabilizar uma formação técnica básica, para que se possa desenvolver economicamente os maracanaenses e o município” explica o coordenador do CRAS, Júlio César Pinto.

+QUALIFICAÇÃO