A Escola Francisco Nunes representou o município de Maracanã-PA durante o evento Diálogos Amazônicos, um evento de grande relevância que faz parte da programação da Cúpula da Amazônia.
A Cúpula da Amazônia é um encontro de líderes e representantes de diversos setores da sociedade que tem como objetivo discutir e buscar soluções para os desafios enfrentados pela região amazônica.
Durante a participação nos Diálogos Amazônicos, o Professor Hericton Raiol, coordenador do Clube de Ciências da Escola Francisco Nunes, teve a oportunidade de apresentar o Projeto Clube Azul. Esse projeto teve como resultado a conquista do Selo de Escola Azul pela Escola Francisco Nunes, que se tornou a primeira do Norte do Brasil a receber essa certificação. Estando presente a professora Juçara Lemos, coordenadora do núcleo de ecologia aquática da UFPA, além do professor da UNIFESP e coordenador do projeto Maré de ciência Ronaldo Cristofolete.
O Selo de Escola Azul é uma iniciativa que reconhece e premia escolas comprometidas com a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais. Ele é concedido pelo Programa Maré de Ciência/UNIFESP/MCTI/UNESCO a instituições de ensino que desenvolvem ações e projetos voltados para a Cultura Oceânica e sustentabilidade.
O Projeto Clube Azul, idealizado e coordenado pelo Professor Hericton Raiol, tem como objetivo envolver os clubistas e toda a comunidade escolar em atividades que promovem a educação ambiental por meio de ações como: monitoramento ambiental, palestras, workshops, campanhas de sensibilização e práticas sustentáveis à luz da Ciência Cidadã; e tem por apoiadores: O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (NEAP/UFPA), o Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação de Maracanã e o GAM-NORTE.