EXPECTATIVAS SUPERADAS – EDIÇÃO 109 DO CÍRIO DE NAZARÉ EM MARACANÃ

No último domingo, dia 21, Maracanã celebrou o 109° Círio de Nossa Senhora de Nazaré com uma extensa programação que iniciou em Outubro. Por conta da pandemia, aconteceram alterações na agenda oficial da festividade, a exemplo das procissões que foram realizadas como carreatas.
Foram quatro procissões oficiais, iniciando na quinta-feira dia 18, logo após a apresentação do manto oficial com a primeira carreata pela cidade, mobilizando mais de 400 fiéis no cortejo. No Sábado, dia 20, ainda de manhã aconteceu o Círio Fluvial pelas águas do Rio Maracanã, atraindo mais de 2000 pessoas divididas entre aproximadamente 60 embarcações e os que participaram acompanhando na orla marítima da cidade.
CURIOSIDADE
Pela primeira vez o Círio Fluvial foi transmitido Ao Vivo como LIVE pelo Facebook da Prefeitura de Maracanã (veja transmissão no link – https://fb.watch/9sPDY0yguN/), alcançando mais de 11,800 pessoas até o fechandmento deste post.
Ainda no sábado pela parte da noite, aconteceu o traslado da imagem até a comunidade do KM-34, contendo mais uma vez um número expressivo de devotos que seguiram na carreata de Nossa Senhora. No domingo, 21, aconteceu o cortejo oficial do Círio percorrendo 8 km de distância até a igreja matriz de São Miguel Arcanjo.
CURIOSIDADE
A carreata teve extensão de aproximadamente de 2 km com mais de 420 motos e 350 carros reunindo em média 2500 pessoas.
A berlinda e a praça matriz foram ornamentadas pela comissão de ornamentação da festividade. Lucas Rocha integrante da equipe informou que a estrutura da decoração já estava sendo pensada há mais de um mês e que mesmo tendo ornamentado a berlinda em outros anos, a experiência desse ano foi desafiadora, ele disse: “eu e o Dhon fizemos {a decoração} para Maria e o povo que caminha junto a ela… Entendemos que não é só colocar flor, é uma forma de evangelização através da arte”. Completou dizendo que o Designer da berlinda de 2022 já está em planejamento.
A SECCET – Secretária de Cultura, Comunicação, Esporte e Turismo, pelo seu Secretário Roger Fédere, contribuiu com a festividade deste ano na busca e captura de recursos para subsidiar os festejos e procissões, acreditando que o Círio, como atrativo cultural da cidade, contribui positivamente para a comunhão das famílias e aumento no movimento do comércio e produção cultural local, ele disse: “Esse ano, mesmo com várias modificações por conta da Pandemia COVID-19, tivemos todas as expectativas superadas… agradeço a igreja católica de Maracanã por toda confiança depositada na SECCET para contribuir com a realização deste Círio, também agradeço ao Prefeito Reginaldo Carrera que sempre apoiou todo tipo de manifestação que imprime a identidade do nosso povo de Maracanã”.
A Prefeitura de Maracanã pelo Prefeito Reginaldo Carrera agradece a todos que tiveram envolvidos na festa do Círio de forma direta e indireta, ele ressaltou que era perceptível o clima de círio na cidade, em todo o canto tínhamos famílias unidas e confraternizando, assim como o comércio que ficou movimentado durante esses dias de círio, o prefeito completou agradecendo: “Obrigado a todos os que visitaram nossa cidade nesses dias, para o nosso governo é muito importante contribuirmos com essas festividades que valorizam a nossa cultura e movimentam a economia de nossa cidade”.
+Tradição