Na manhã do dia,27, foi realizada na Câmara Municipal de Maracanã o lançamento do Atlas Ambiental do Município de Maracanã.
Na ocasião estiveram presentes o Pesquisador Dr. Otávio do Canto, Diretor de Licenciamento Ambiental da Semas Marcelo Moreno, Rare Brasil Mariana Trindade, Secretário Adjunto da Semas Rodolpho Bastos, Coordenador do Clube Azul Hericton Raiol, Gestora do Indeflor-bio Raimunda Araújo, Willian Fernades ICMBIO, Secretário Municipal de Meio Ambiente Elton Paixão, Secretário Municipal de Turismo Willer Júnior, Jailton Cerejo, representante da Emater , Secretário Municipal de Educação Randell Santos, representando o Gestor do Município Junia Ayres.
Representando a câmara municipal os vereadores Guto Santos, José Casseb e Cleber Morais, Jailton Cerejo, representante da Emater, professores representantes da Escola Azul, alunos que participam do clube azul.
O Atlas é um produto do Projeto Indicadores Geográficos de Riscos de Impactos Climáticos na Zona Costeira Urbana Paraense, desenvolvido entre 2021 e 2024, sob a coordenação do Professor Doutor Otávio do Canto, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Prefeitura Municipal de Maracanã.
Este documento apresenta mapas temáticos relacionados a quatro enfoques principais: desmatamento, erosão costeira, pressão urbana sobre os manguezais e cartografia participativa.
O evento de Lançamento do Atlas Ambiental de Maracanã, foi de grande relevância para o município o atlas servirá como instrumento de guia e aprendizado para professores, alunos, pesquisadores e órgãos institucionais.