Com o intuito de suplementar as crianças de Maracanã com Vitamina A, o NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família iniciou nesta quarta-feira, 13, a aplicação de doses adicionais de Vitamina A. Sob a temática Páscoa Vitaminada, a ação iniciou na escola Taurina Botelho e deve suplementar aproximadamente 100 crianças de 2 a 4 anos de idade matriculadas na escola.
Na programação as crianças também participaram de brincadeiras, confecção de orelhinhas de coelho, rodas de conversa, contação de histórias e receberam chocolates. A partir da próxima semana, o NASF segue por outras escolas de educação inicial pelo município.
Segundo o Portal Boas Práticas em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, da FIOCRUZ, o VITAMINA A MAIS – Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A – é um programa do Ministério da Saúde que busca reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e mulheres no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar), residentes em regiões consideradas de risco. Entendendo essa necessidade, a Secretaria de Saúde implantou o Programa de Micronutrientes e ativou a ação para atualizar a suplementação dessa vitamina em crianças que estão atrasadas na dose, para que Maracanã atinja a meta anual de 2.132 crianças e mulheres recebendo as doses necessárias de micronutrientes.
A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA A
Segundo a Mestra em Biodiversidade Vegetal, Vanessa Sardinha dos Santos, em artigo publicado no portal Biologia Net, essa vitamina atua principalmente na visão, mas também possui um importante papel no funcionamento do sistema imunológico, na manutenção da saúde das mucosas, no crescimento e desenvolvimento, na defesa antioxidante e na reprodução. Nosso corpo é incapaz de produzir vitaminas. Todavia, algumas podem ser armazenadas, como é o caso da vitamina A. Essa vitamina fica armazenada no fígado, podendo ser utilizada de acordo com a necessidade do corpo. Vale destacar, no entanto, que se não for feita uma alimentação adequada, os níveis dessa vitamina podem cair consideravelmente, desencadeando problemas graves de saúde
PRINCIPAIS FONTES DE VITAMINA A:
A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal: vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos e leite integral e seus derivados (manteiga e queijo). Os vegetais são fontes de vitamina A sob a forma de carotenóides (precursores de vitamina) os quais, no organismo, se converterão em vitamina A. Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc. Alguns frutos de palmeira e seus óleos também são muito ricos em vitamina A: dendê, buriti, pequi, pupunha, tucumã.
+SAÚDE
#MARACANÃPARATODOS