A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, vem alertar a população, para intensificar as ações de prevenção e controle da Gastroenterite Aguda – Virose da Mosca.
O termo “virose da mosca” não é recomendado, pois caracteriza uma doença causada por microrganismos e tem a mosca como vetor mecânico de transmissão. Assim, a transmissão
também acontece por meio da contaminação de alimentos e água, o que ocorre através das próprias mãos ou das mãos de outras pessoas ou de insetos que transportam os microrganismos.
A virose da mosca, popularmente chamada, é conhecida cientificamente como Doença Diarreica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda, e tem esse nome justamente por causa do maior aparecimento de moscas no período chuvoso do ano.
São insetos que pousam em áreas contaminadas e depois em alimentos e superfícies, podendo, assim, transportar microrganismos que levam doenças para dentro de casa.
Confira nessa publicação, os sintomas desta doença:
– Febre
– Dor no corpo
– Náusea
– Vômito
– Diarréia
– Desconforto Abdominal
Saiba como se prevenir da virose da mosca:
– Hábitos Constantes de Higiene pessoal.
– Manipulação adequada dos alimentos.
– Lavagem correta das mãos.
– Descarte adequado dos resíduos de lixo.
– Consumo de água potável
– Incentivo ao aleitamento materno, por ser, comprovadamente, uma prática que confere elevada proteção a esse grupo populacional.
Entre outras práticas que podem ser adotadas para se manter livre da virose.
Mantenha-se protegido sempre!