SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA UBS DO KM 26

0

A Coordenação de Vigilância em Saúde promoveu na tarde de ontem, 11, capacitação para os profissionais da atenção primária da Unidade Básica de Saúde do Km 26. Com intuito de capacitar os profissionais para os informes técnicos da campanha contra o sarampo e a influenza que se iniciará ainda neste mês em nosso município.

 

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Tatiana Santos, esteve presente para esclarecer os aspectos técnicos e logísticos para assegurar uma campanha eficaz. Tatiana ressaltou que o mesmo trabalho também será feito nas outras 10 unidades, onde serão ofertadas as vacinas contra sarampo e influenza. A campanha está prevista para o dia 30 de Abril e irá abranger a sede e o interior de Maracanã, de início será dado prioridade para os idosos e os profissionais da saúde.

 

A Secretária de Saúde de Maracanã realizará a campanha em concordância com a SESMA-PA  por conta dos intensos períodos de chuvas na região, com isso há maior possibilidade de infecção pelo vírus da gripe e reaparecimento dos casos de sarampo no Brasil; este ano, até 26 de março, o Ministério da Saúde registrou 98 casos suspeitos de sarampo no Brasil e 13 confirmados, sendo 12 no Amapá e 1 em São Paulo.

 

O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil na década de 80 e foi a vacina que ajudou a reverter esse quadro. O Brasil se tornou um país livre desse mal em 2016, mas três anos depois, foram confirmados mais de 20 mil casos da doença e o país perdeu o certificado de eliminação do vírus do sarampo. A chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Marilda Siqueira, recomenda que as famílias levem as crianças para a vacinação contra sarampo. Segundo a especialista, as campanhas de vacinação periódicas foram fatores determinantes nos esforços para a eliminação da doença no país. “A primeira grande campanha de vacinação contra o sarampo foi realizada em 1992. A iniciativa imunizou cerca de 42 milhões de crianças e jovens menores de 15 anos de idade, com cobertura vacinal de 95%. Este foi o ponto de partida para a criação do Programa de Controle e Eliminação do Sarampo”, ressalta.

 

+VACINA

#VacinaSalva

#MaracanãParaTodos

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade